Histórico

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), sendo federalizada em 1969, com o nome de Universidade Federal de Viçosa, e vem acumulando, desde sua fundação, larga experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão, que formam a base de sua filosofia acadêmica.

A UFV está localizada no município de Viçosa, na Zona da Mata mineira, que é a referência microrregional para vários serviços públicos. A cidade está localizada a 230 km da capital do estado, Belo Horizonte e que segundo dados do IBGE (2014) possui 76.745 habitantes.


O município de Viçosa consta na lista dos 20 maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado de Minas Gerais, com um índice de 0,775 (IBGE 2014). A taxa de urbanização de 92,2% e suas principais atividades econômicas concentram-se na área de serviços, destacando-se o educacional.


A saúde no município de Viçosa apresenta déficits importantes em sua rede, embora tenha evoluído nas últimas décadas. O município dispõe de dois hospitais públicos (Hospital São Sebastião e Hospital São João Batista) e dezesseis unidades básicas de saúde. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) vem progredindo ao longo dos anos no município. Em dezembro de 2002, a cobertura restringia-se a 15,54% da população, com apenas 3 equipes completas de saúde da família. Em janeiro de 2016, a ESF cobria 70,57%, com 18 equipes completas. Cabe ressaltar, portanto, que cerca de 30% da população ainda não está coberta.

O Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) foi criado em 2010, na data de criação dos cursos de Medicina e Enfermagem, sendo que neste ano também foram iniciados os programas de residência médica, em parceria com os hospitais da cidade. Em 2015, o DEM implantou o Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, sendo uma oportunidade de fortalecimento da pesquisa e saberes da área.


O programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (RMMFC), apesar de ter sido autorizado para funcionar a partir de 2010, foi consolidado de forma mais robusta após uma negociação de parceria com a Prefeitura Municipal, iniciada em meados de 2014, que resultou no Projeto de Lei 2560/2016, a qual institui a concessão de bolsas de complementação para os residentes de MFC na rede municipal.


Atualmente a parceria UFV/Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) conta com oferecimento de 2 vagas anuais de Residentes. A RMMFC está funcionando, no momento, em uma unidades de saúde, a UBS de Barrinha, o qual tem um território com característica urbana/rural.